quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Como as empresas se comportam em momentos de crise

Innovation Fórum: pesquisa analisa comportamento
de empresas durante crise
Durante a 1ª edição do Innovation Fórum*, foi revelado estudo realizado por pesquisadores de Harvard.

Eles analisaram a performance de 4.700 empresas públicas ao longo das três recessões globais anteriores – a crise de 1980, recessão de 1990 e estouro da bolha pontocom de 2000.

O estudo em Harvard, com informações de três anos antes da crise, durante a crise, e três anos depois, agrupou os comportamentos das empresas em quatro grupos.

PREVENÇÃO
O primeiro desses grupos era o de empresas com foco em prevenção. Foram aquelas empresas que adotaram movimentos primariamente defensivos, como corte de gastos maiores do que os seus concorrentes.

PROMOÇÃO
O segundo grupo era o de empresas com foco em promoção. Essas empresas adotaram atitudes primariamente ofensivas, como investimentos em bens e pessoal. Por conta disso, elas desenvolvem uma cultura de otimismo que ignora a gravidade do cenário real.

PRAGMÁTICAS
O terceiro grupo é o de empresas pragmáticas: as que adotaram tanto estratégias ofensivas quanto defensivas.

PROGRESSIVAS
Essas foram as empresas que combinaram de forma ideal um conjunto específico de estratégias defensivas e ofensivas, e obtiveram os melhores resultados.

A equipe de Harvard analisou as possíveis combinações dos dois principais movimentos defensivos – corte de funcionários e eficiência operacional - e dos dois principais movimentos ofensivos – desenvolvimento de mercados e investimentos em bens –, e analisaram os desempenhos das empresas que adotaram essas combinações durante as crises. O que eles perceberam foi que a eficiência operacional é sempre o caminho que traz os melhores resultados.

O melhor caminho, trazendo os maiores retornos de vendas e EBITDA, é o que combina desenvolvimento de mercado e investimento em bens com eficiência operacional.

As empresas progressivas reexaminam seus modelos de negócios e cadeias de suprimentos: como estão organizadas e estruturadas. Com isso, obtêm uma redução de custo duradoura. E quando a demanda retorna, o lucro cresce mais rápido.

Por fim: elas investem em negócios existentes e desenvolvem novos mercados. Para fazer isso, elas ficam ainda mais conectadas com as necessidades de seus clientes, utilizando isso como um filtro poderoso para a tomada de decisão de investimentos.

É assim que elas saem da crise como verdadeiras vencedoras, acima de seus concorrentes. E é por isso que as lições dessas empresas são tão importantes nesse momento econômico.

*A Disal Tecnologia esteve representada durante a 1ª edição do Innovation Forum, evento realizado pela Network1 no dia 11 de novembro. A programação é direcionada aos principais executivos do país, do segmento de Tecnologia da Informação (TI), destacando o atual cenário de turbulências e a importância de identificar as oportunidades de negócios, por intermédio da análise dos novos mercados e parcerias estratégicas.