segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Os seminovos estão na vitrine em 2015 - e na internet também

Em eventos do segmento automotivo, a importância da venda de seminovos na composição do faturamento das concessionárias vem sendo destacada desde 2013 pelos especialistas que vivenciaram a crise americana de 2008.

A crise nos Estados Unidos ampliou o foco das concessionárias para os seminovos como forma de conseguir novas fontes de receita. Enquanto em 2009 as vendas de novos caíram 35%, houve uma redução de apenas 1% na comercialização de usados. Hoje, o desempenho com usados é uma realidade que pode ser repetida no mercado brasileiro.

Há uma forte expectativa de que 2015 no Brasil seja aquecido para o mercado de carros seminovos, com números de crescimento estimados de 8 a 10%, de acordo com as previsões anunciadas na imprensa por entidades do setor. Isso porque o Governo Federal decretou o fim da redução da alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que voltou ao seu valor original no dia 1º de janeiro, fazendo com que os carros novos tenham os preços subindo em média 4%.

Enquanto isso, os seminovos mantêm os preços atuais por mais tempo, ficando mais competitivos e atraindo os consumidores que buscam:
1. um carro completo ou mais potente por preços menores;
2. um carro usado, mais equipado por valor semelhante ao novo;
3. a depreciação do veículo também é maior nos primeiros anos após a compra, ou seja, quem compra um carro usado não perde tanto dinheiro na revenda.

A confirmação dessa perspectiva é indicada pelo aumento de 20% da procura por carros usados no começo deste ano em eventos destinados à venda de veículos desta categoria.

CARCLICK®

CarClick® é a única plataforma de seminovos com ofertas exclusivamente de concessionárias autorizadas. O consumidor pode, assim, comprar com a segurança de procedência e qualidade que somente concessionárias autorizadas conseguem oferecer.




INTERNET


Essa tendência de alta para o mercado dos seminovos também é apoiada pelo incremento da atuação no pós-venda e a utilização intensa e correta da internet. O consultor americano Jon Lancaster destaca o papel da rede mundial nessa transição. “A internet mudou o panorama da comercialização do carro usado”, informou.

Cerca de 70% do movimento gerado nas concessionárias americanas nasce via publicidade na internet. Enquanto 22% da verba publicitária é direcionada para este canal, a TV responde por apenas 7% do fluxo e consome quase 20,1% do total utilizado para anunciar. “Como essas concessionárias utilizam bem a rede virtual, ela contribui para 71% das vendas”, informa Valdner Papa, Diretor de Relações com o Mercado da Fenabrave, e consultor especializado no setor automotivo.