quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Uso da internet na propaganda: lições a partir da crise americana

A indústria automotiva americana perdeu mais de cinco milhões de unidade entre 2003 e 2009 (de 14 para 8,6 milhões de veículos vendidos), resultado da crise de 2008, que pegou de surpresa os gestores do setor. Desde então, o setor acumulou uma série de ensinamentos, segundo informou Chris Sutton, Vice-presidente Varejo Automotivo JD Power.

Uma das lições veio da compreensão das novas tendências de compra e de propaganda. A utilização da internet, como parte do processo de compra de veículos, se aproximou de 80% no período de 2008-2009. “Quase todos os compradores mais jovens estavam online antes de efetuarem a compra”, contou. As concessionárias reajustaram sua estratégia de marketing e rapidamente mudaram os investimentos para a internet ao invés de jornal.

Chris Sutton listou algumas das melhores práticas para o relacionamento online com os clientes:
  • As concessionárias devem gerar respostas personalizadas até uma hora após receber a solicitação online;
  • O objetivo da interação online com o cliente é agendar um horário para sua visita ao showroom;
  • Os concessionários apresentam melhor desempenho usando uma combinação de telefone e internet para entrar em contato com os clientes. Porém, as concessionárias devem respeitar os pedidos dos clientes que desejam manter contato apenas pela internet;
  • As concessionárias precisam responder de forma transparente às perguntas sobre preço e estoque. Os clientes reagem de forma deficiente às tentativas de marcar visita sem receber as informações solicitadas;
  • As concessionárias devem garantir um processo intenso de acompanhamento junto aos compradores por um período de até seis meses.


DISAL ADS

A Disal Ads é a nova unidade de negócios da Disal Tecnologia e um dos seus serviços ofertados é o gerenciamento do Google Adwords, um serviço de publicidade que associa os anúncios ao que o cliente está procurando. Quando alguém digita uma palavra-chave no Google, junto aos resultados da pesquisa, podem aparecer os anúncios comerciais com conexão para o site do anunciante. São os chamados links patrocinados. O anunciante só paga quando o cliente interage com o anúncio.


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