A indústria automotiva americana perdeu mais de cinco milhões de unidade
entre 2003 e 2009 (de 14 para 8,6 milhões de veículos vendidos), resultado da
crise de 2008, que pegou de surpresa os gestores do setor. Desde então, o setor acumulou uma série de ensinamentos,
segundo informou Chris Sutton, Vice-presidente Varejo Automotivo JD Power.
Uma das lições veio da compreensão das novas tendências de
compra e de propaganda. A utilização da internet, como parte do processo de
compra de veículos, se aproximou de 80% no período de 2008-2009. “Quase todos
os compradores mais jovens estavam online antes de efetuarem a compra”, contou.
As concessionárias reajustaram sua estratégia de marketing e rapidamente
mudaram os investimentos para a internet ao invés de jornal.
Chris Sutton listou algumas das melhores práticas para o
relacionamento online com os clientes:
- As concessionárias devem gerar respostas personalizadas até uma hora após receber a solicitação online;
- O objetivo da interação online com o cliente é agendar um horário para sua visita ao showroom;
- Os concessionários apresentam melhor desempenho usando uma combinação de telefone e internet para entrar em contato com os clientes. Porém, as concessionárias devem respeitar os pedidos dos clientes que desejam manter contato apenas pela internet;
- As concessionárias precisam responder de forma transparente às perguntas sobre preço e estoque. Os clientes reagem de forma deficiente às tentativas de marcar visita sem receber as informações solicitadas;
- As concessionárias devem garantir um processo intenso de acompanhamento junto aos compradores por um período de até seis meses.
DISAL ADS
A Disal Ads é a nova unidade de negócios da Disal Tecnologia
e um dos seus serviços ofertados é o gerenciamento do Google Adwords, um
serviço de publicidade que associa os anúncios ao que o cliente está
procurando. Quando alguém digita uma palavra-chave no Google, junto aos
resultados da pesquisa, podem aparecer os anúncios comerciais com conexão para
o site do anunciante. São os chamados links patrocinados. O anunciante só paga
quando o cliente interage com o anúncio.
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